português  ⎮  deutsch  ⎮  Contato

Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo

Estudos Culturais e Musicologia - Arquitetura e Urbanística

 


Eventos acadêmicos. Planejamento e direção

Congressos

  1. Congresso Internacional de Estudos Euro-Brasileiros (2002). Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Encerramento do Triênio de Eventos Científicos Internacionais pelos 500 Anos do Brasil. Tema: Música, Projetos e Perspectivas. ABE e ACDG [para o Forum RS].Govêrno do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Museu de História Diplomática do Itamaraty, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, universidades (EST, USP, FESB), fundações, museus, câmaras municipais, várias instituições.

  2. Congresso Internacional Brasil-Europa 500 Anos (1999). Alemanha: Colonia e Bonn. Abertura do Triênio de Eventos Científicos Internacionais pelos 500 Anos do Brasil. Tema: Música e Visões. ABE/ISMPS. Embaixada do Brasil na Alemanha, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Universidade de Colonia, Arquidiocese de Colonia, Deutsche Welle, Comissão Nacional dos Descobrimentos Portugueses, universidades do Brasil e de Portugal, várias instituições.

  3. Congresso Internacional pelos 500 Anos do Descobrimento da América (1992): II° Congresso Brasileiro de Musicologia. Rio de Janeiro Tema: Fundamentos da Cultura Musical no Brasil. SBM . Secretaria de Cultura da Presidência, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, fundações (Biblioteca Nacional, José Bonifácio), universidades do Brasil e do Exterior (Lisboa, Coimbra, Colonia), instâncias eclesiais e instituições científicas e artísticas (Comunidade de Pesquisa Alemã DFG, Sociedade Alemã de Ciências Musicais, Academia Portuguesa da História, Academia Nacional de Música).

  4. I° Congresso Brasileiro de de Musicologia pelo Centenário de Heitor Villa-Lobos (1987). São Paulo. Tema: Situação da Musicologia e da Pesquisa Musical no Brasil. SBM e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Ministério da Cultura, IMC/UNESCO, Universidade Estadual Paulista UNESP, Museu Villa-Lobos RJ, Museu Paulista, Museu do Pátio do Colégio, universidades de vários estados brasileiros e do Exterior, fundações, sociedades culturais e de pesquisa (SBMC, SBA, ABF e outras).

  5. Assembléia de Pesquisadores em Música para a Fundação da Sociedade Brasileira de Musicologia [Congresso de Fundação] (1981). São Paulo. Realizada concomitantemente mas como evento independente do Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira". Secretaria de Estado da Cultura e Museu Paulista/USP. J. Alves Diniz, L.H. Correa de Azevedo, F. Curt-Lange, J. M. Neves, C. Person de Mattos, R. Schnorrenberg, G. Schubert, J. G. Souza, R. Tavares de Lima, J. Veiga de Oliveira, K. G. Fellerer, H. Hüschen e outros pesquisadores.

Simpósios

  1. Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira" V (2002). Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Pela Temática Indígena da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: "À Procura de uma Terra sem Males". Tema: Ecumenismo, Hinologia e Culturas Musicais Indígenas. ABE/ISMPS, Instituto de estudos hinológicos e etnomusicológicos da organização pontifícia de Música Sacra e ACDG [para o RS]. Comissão de música da CNBB, universidades e instituições evangélicas (EST-São Leopoldo) e católicas, dioceses de São Leopoldo e de Bragança Paulista, Mosteiro de São Bendo do Rio de Janeiro, igreja de Gramado, câmaras municipais, museus (Arte Sacra de Parati, do Índio).

  2. Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira" IV (1999). Maria Laach e Colonia, Alemanha. Abertura do Triênio de Eventos Científicos Internacionais pelos 500 Anos da Evangelização do Brasil. Tema: Música e Visões Religiosas, Ordenação Simbólica da Cultura. ABE/ISMPS, Instituto de estudos hinológicos e etnomusicológicos da organização pontifícia de Música Sacra. CNBB, Arquidiocese de Colonia, Embaixada do Brasil na Alemanha, Abadia de Maria Laach, Catedral de Colonia.

  3. Simpósio Internacional "Ocidente e Extremo Oriente: Cultura Musical e Espírito" (1998). Lagos, Batalha, Guimarães, Portugal. Pela passagem de Macau à China. Comissão dos Descobrimentos de Lagos e instituto de estudos hinológicos e etnomusicológicos da Consociatio Internationalis Musicae Sacrae. Resultante do programa de estudos Europa/China em Macau do ISMPS (1996/7).

  4. Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira" III (1992). Rio de Janeiro. Pelos 500 Anos da Evangelização das Américas. Tema: Fundamentos Espirituais da Cultura Musical Brasileira. SBM e Instituto de estudos hinológicos e etnomusicológicos da organização pontifícia de Música Sacra. Mensagem do Papa João Paulo II. CNBB, Arquidiocese do Rio de Janeiro, Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, Mosteiro de São Bento de São Paulo, Instituto de Meninos Cantores de Petrópolis, Instituto Pontifício de Música Sacra (Roma), Associação Brasileira de Canto Coral, instituições de vários países e Estados do Brasil.

  5. Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira" II (1989). Kiedrich, Eibingen, Maria Laach, Alemanha. Tema: Tradições Religiosas, Mística e Sincretismo. ISMPS, IBEF/USP e Instituto de estudos hinológicos e etnomusicológicos da organização pontifícia de Música Sacra. Abadia de Maria Laach, Abadia de Eibingen, ADVENIAT, Museu de Kiedrich, instituições várias.

  6. Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira" I (1981). São Paulo. Tema: Música nas Igrejas e Política Cultural. Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo/Movimento Coral do Estado em colaboração com a organização pontifícia de Música Sacra (Roma). Mensagem do Papa João Paulo II. Arquidiocese de São Paulo, do Rio de Janeiro, CNBB, várias dioceses, Mosteiro de São Bento, ADVENIAT, MISSIO, Instituto Pontificio de Música Sacra (Roma), ordens, organizações eclesiásticas e igrejas, museus (Arte Sacra de São Paulo, do Presépio), fundações (Pe. Anchieta), grupos corais e oganistas.


Colóquios [seleção]

  1. Paradigmas no Pensamento Teórico-Cultural da Península Ibérica e América Latina (2006). ABE e Universidade de Colonia.

  2. Análises culturais comparativas de migrações. Migrantes na Europa e no Brasil. (2006). ABE e Universidade de Colonia.

  3. "Cultural Musicology" e Teoria do Conhecimento (2005). ABE e Universidade de Colonia.

  4. Estudos Culturais e Teoria da Arte: Moderno/Pós-Moderno (2005). Em memoria a Jacques Derrida. ABE e Universidade de Colonia.

  5. Colóquio Internacional de Estudos Interculturais. Pelos 450 Anos da cidade de São Paulo (2004). ABE, Centro Cultural São Paulo/Secretaria Municipal de Cultura e Universidade de Bonn (Alemanha). No âmbito do programa de estudos "Poética da Urbanidade" da ABE.

  6. Perspectivas Teórico-Culturais na Musicologia Histórica: F. Chopin (2004). Universidade de Bonn e ISMPS.

  7. Dimensão Européia da Música Portuguesa (2002). Colonia. Pelo encerramento do ano de Porto como Capital Européia da Cultura. ABE e ISMPS. Sob o patrocínio do Embaixador de Portugal na Alemanha. Instituições universitárias da Alemanha, de Portugal e do Brasil.

  8. Europa e o Universo Sonoro Indígena (2002). Colonia. Pelos 25 Anos do Conselho Indigenista Missionário. ABE, ISMPS e Universidade de Colonia.

  9. Projetos e Problemas da Musicologia de Orientação Antropológica (2002). Universidade de Bonn.

  10. Brasil 2001. Estudos de Processos Culturais em Contextos Internacionais no IIII° Milênio (2001). ABE e Universidade de Colonia.

  11. Dimensões e Significados do Barroco. Pelo Ano J. S. Bach e A. Schweitzer (2000). ABE e Universidade de Colonia.

  12. Colóquio Internacional de Antropologia Simbólica "Anthropos ludens" (1998). Pelo Encerramento das Comemorações do Ano Vasco da Gama. Joanópolis e Ubatuba. IBEM e Comissão dos Descobrimentos de Lagos/Portugal.

  13. I° Colóquio de Estudos Euro-Brasileiros: Tradições Culturais do Brasil e Fundamentos da Cultura Européia (1989). Bonn e Kommern. ISMPS, IBEF/USP, Embaixada do Brasil na Alemanha. Com o apoio de várias instituições universitárias e fundações do Brasil.

  14. Cultura Luso-Brasileira e Cultura de Imigração Portuguesa na Europa (1989). Colonia. Pelos 25 anos da Comunidade Portuguesa de Colonia. Cidade de Colonia, Missão Portuguesa da Arquidiocese de Colonia e Igreja Groß St. Martin.


Encontros [seleção]

  1. A Madeira e Estudos Euro-Brasileiros (2006): Projeto de Cooperação. Funchal: Conservatório de Música e Artes da Madeira.

  2. Relações entre Processos Transatlânticos e Interamericanos (2005). Projeto de Cooperação. New York. The City University of New York.

  3. Relações Culturais Caribe-Brasil-Europa (2005). Expressões culturais ibérico-coloniais, norte-americanização e diversidade de contextos culturais. Ciclo e programa de encontros. Projeto de Cooperação- San Juan. University of San Juan, Puerto Rico e Ministerio da Cultura.

  4. Atividades culturais e de preservação do patrimônio intercultural em Aruba (2005). Instituto di Cultura Aruba de Oranjestad

  5. Mascaradas e corporações nas relações interamericanas e transatlânticas (2005). Atividades da A.B.E. em Charlotte Amalie, St. Thomas, Virgin Islands/US

  6. Documentação e museologia da música nas relações interculturais. Cooperação interamericana e eurobrasileira (2005). Curacao. Museu da Musica.

  7. O Cabo Verde e os Estudos Euro-Brasileiros (2005). Projeto de Cooperação. Berlim. Embaixada da República do Cabo Verde na Alemanha.

  8. Angola e os Estudos Euro-Brasileiros (2005). Projeto de Cooperação. Berlim. Embaixada de Angola na Alemanha.

  9. Moçambique e os Estudos Euro-Brasileiros (2005). Projeto de Cooperação. Berlim. Embaixada de Moçambique na Alemanha

  10. Estudos Euromediterrâneos e estudos transatlânticos (2005). Projeto de Cooperação. Istituto Euromediterrâneo. Scuola Internazionali di Formazione Ricerca e Specializzazione I.S.R. Témpio Pausania, Sardegna

  11. Relações Culturais China/Europa: Perspectivas para Projetos Teórico-Culturais. Pela Passagem de Hong-Kong e Macau à China (1996). Palácio Episcopal de Macau

  12. Estudos Culturais do Rio Negro (1994). São Gabriel da Cachoeira. Diocese.

  13. Estudos Culturais do Solimões (1994). Tefé. Conselho Indigenista Missionário.

  14. Estudos Culturais do Amazonas: Papel da Mídia (1994). Manaus. Inspetoria Salesiana da Amazônia.

  15. Estudos Culturais de Roraima (1993). Boa Vista. Biblioteca do Estado de Roraima.

  16. Estudos Culturais do Acre (1993). Rio Branco. Secretaria de Cultura do Estado e Casa da Cultura

  17. Estudos Culturais de Rondônia (1993). Porto Velho. Conselho Indigenista Missionário.

  18. Estudos Indígenas e Trabalhos de Inculturação (1993). Belém. Instituto de Inculturação.

  19. Estudos Indígenas e Trabalhos de Inculturação (1993). Belém. Instituto de Inculturação.

  20. Preparatória para Eventos no V° Centenário do Descobrimento da América (1992). São Paulo. Liceu Salesiano.

  21. Encontro Regional para a América Latina e Caribe do Projeto "Música na Vida do Homem" do Conselho Internacional de Música/UNESCO (1987). São Paulo. Instituto do Planalto.

  22. Musicologia Latino-Americana no Ano Europeu da Música. Cooperação Brasil/Chile (1985). Hotel Colombo, Roma.

  23. Antropologia Fundamental e os Estudos Culturais Euro-Brasileiros (1985). Paris. Abadia de Royaumont.


Ciclos de estudos [seleção]

  1. Vias de processos culturais - Viagem cultural a Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro (2007)

  2. Circuito euro-brasileiro de estudos culturais na Saxônia-Anhalt/Altmark (2007) Circuito euro-brasileiro do Harz (2007)

  3. Circuito euro-brasileiro de Mecklenburg e Pomerânia Ocidental (2007)

  4. Circuito euro-brasileiro da Baviera (2007)

  5. Ciclo de estudos pelo Ano Goethe (2007)

  6. Ciclo de estudos de análise cultural de obras arquitetônicas pelo Ano Oscar Niemeyer (2007)

  7. Estudos Indígenas e Post-Colonial-Studies (2006)

  8. Hibridismo e a perspectiva histórica nos estudos músico-culturais. Ciclo de 6 sessões de estudos (2006)

  9. Simbólica do processo colonial. Ciclo de 8 sessões de estudos (2006

  10. Classicismo e gothic revival - processos identificatórios britânicos e extensões. Sessões de estudo motivadas pela utilização da Estação da São Paulo Railway como centro de língua portuguesa (2006)

  11. Identidades plurais, estrategias de encontro e judeus na História Colonial. Sessões de debates (2006)

  12. Formação de identidades na África lusófona e estudos culturais nas relações Angola/Moçambique/Brasil (2006)

  13. Circuito euro-brasileiro de estudos culturais na região de Oberberg e Vale do Agger (2006)

  14. Circuito euro-brasileiro de estudos culturais de Hessen (2006)

  15. Ciclode estudos culturais euro-mediterrâneo-brasileiros

  16. Sardegna e Savoia-Piemonte (2005)

  17. Processos transatlânticos e a tradição filosófica do Ocidente. Ciclo de estudos e seminário em seqüência aos trabalhos da A.B.E. nos EUA (2005)


Semanas Culturais e Festivais [com programa de cursos e conferências]

  1. Semana de Música Alemanha.América. 300 Anos de Imigração Alemã às Américas (1983). Leichlingen

  2. Semana de Música França-Alemanha. 300 Anos do Nascimento de Grandes Compositores Europeus (1982). Leichlingen

  3. Primeira Semana de Música Brasil-Alemanha (1982). Sob o patrocínio da Embaixada do Brasil. Leichlingen

  4. Festival de Outono Nova Difusão (1970). São Paulo. Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal.