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Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo

Estudos Culturais e Musicologia - Arquitetura e Urbanística

 


Conferências

Alemanha

  1. Abadia Maria Laach. Visões e Ordenação Simbólica da Cultura Cristã (1999). Valores Espirituais das Culturas Indígenas (2001); Música na História Missionária do Brasil e a Pesquisa Indígena: Apresentação do Primeiro Volume do Projeto "As Culturas Musicais dos Índios do Brasil" (1995); Antropologia da Música: Fundamentos Teológicos da Análise de Tradições Culturais de Países Missionados (1992); Comparatística de Imagens da Gênese e Pesquisa Etnomusicológica: Representação de Origens nas Culturas Musicais (1992); ; Papel da Mídia na Formação de Imagens de Culturas Latino-Americanas (1989); Análise Teórico-Cultural de Documentários e Filmes relativos à Cultura Religiosa da América Latina (1989); Hermenêutica e Pesquisa da Cultura (1989); Abertura: Tradições Musicais Religiosas e Sincretismo (1989); Fundamentos Teológicos de Tradições Coreográficas Cristãs (1989); Fundamentos das Tradições Musicais cristãs no mundo extra-europeu da era moderna (1989); Pesquisa de Significados de Expressões Pastóris (1989); Unidade e Diversidade na Cultura Musical do Brasil. Apresentação da Collectanea Musicae Sacrae Brasiliensis (1981); O Velho e o Novo como Categorias Básicas na Expressão e no Conteúdo de Tradições Musicais Cristãs (1981).

  2. Akademie Brasil-Europa. China e Brasil: potências emergentes - significado para os Estudos Culturais (2012), Balanço dos trabalhos euro-brasileiros na Islândia, Índia e USA (2011), Balanço dos trabalhos euro-brasileiros na América do Norte, no Pacífico e no Índico (2010), Balanço dos trabalhos euro-brasileiros na América do Sul, Central, do Norte e no Leste Europeu (2009), Panamericanismo e Europa (2007); Imigração e Estética: Perspectivas Bilaterais (2006); Música na Teoria da Arte Contemporânea (2005); Filosofia Francesa da Atualidade e os Estudos Culturais Brasileiros. Brasil-França: Abertura do Programa Intercultural (2005); Relevância Teórico-Cultural do Tema da Campanha da Solidariedade (2002); Diferenciação do Luso-Brasileirismo e os Estudos Culturais das Relações Portugal-Brasil (2002); Dimensões Européias da Cultura Musical Portuguesa (2002); Releituras e Reinterpretações do Barroco (2001); Problemas Éticos do Trabalho Cultural Teuto-Brasileiro. Abertura de Exposição para os 500 anos do Descobrimento do Brasil (1999); Significado de um Trabalho Cultural em Contextos Internacionais Legitimado Científicamente: Alocução de Agradecimento à Embaixada do Brasil (1998); A Canção Brasileira e a Imagem do Brasil (1997), Música de Comunidades Alemãs e a Criação Musical no Brasil (1997); Filosofia e Interculturalidade (1997); Pesquisa de Base e Renovação da Brasilologia (1997).

    Akademie Fredeburg, Bonn. Gnosticismo e Sincretismo (1989); Cristianismo e Judaísmo na África do Século XVI e Tradições Culturais (1989); Paleo-Cristianismo Proto-Português e Cultura Tradicional (1989); Folias: Situação da Pesquisa e Novos Aportes Metodológicos (1989); Congos: Situação da Pesquisa e Novos Aportes Metodológicos (1989); Música e Expressão Visual de Conteúdos Cristãos: Abertura de Exposição de ADVENIAT (1989); Revitalização da Academia Brasil-Europa: Palavras de Agradecimento à Embaixada do Brasil (1989).

  3. Embaixada do Brasil Bonn. Redoute Bad Godesberg: Comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil como Chance para a Reorientação da Cooperação Internacional na Área Cultural. Encerramento do Congresso Música e Visões. Cooperações Científico-Culturais Alemanha-Brasil (1999). Bruno-Haus, Colonia: Pelo Ano Villa-Lobos do MEC. Necessidade de Estudos Contextualizados do Trabalho Científico (1984).
    Deutsche Welle. Abertura dos Eventos Científicos pelos 500 Anos do Brasil (1999). Música e Visões (1999); Dimensões do Complexo Temático "Música e Visões"; Visões Interdisciplinares (1999); Congresso pelos 500 Anos do Descobrimento da América no Rio de Janeiro (1992).

  4. Ibero-Club, Bonn. Concepções de Evolução na Pesquisa da Música no Brasil (1989).

  5. Institut für Hymnologische und Musikethnologische Studien, Maria Laach. 25 Anos: Retrospectiva Crítica e Esperanças para o Futuro (2002); Pesquisa dos Fundamentos Espirituais da Cultura Musical e Prática de Execução Histórica em Complexos Culturais Cristãos (2001); Necessidade de uma Hinologia de Orientação Teórico-Cultural no Trabalho Internacional (1999); Problemas e Possibilidades de uma Cooperação Interdisciplinar entre Etnomusicologia e Hinologia: Palavras a Professores e Estudantes da Universidade da Mogúncia (1996); O Trbalho da Seção Etnomusicológica do Instituto (1996, 1994, 1989); Etnomusicologia e Pesquisa da Cultura Tradicional Religiosa: Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa de Culturas Cristãs Extra-Européias (1989); Problemas Músico-Culturais da Pesquisa Histórica da Música Colonial da América Latina: Pela Visita de S. Claro Valdés; Decano da Universidade Católica do Chile (1985); Arquivos e Centros de Pesquisa Etnomusicológicos (1984); Objetivo e Sentido do Simpósio Música Sacra e Cultura Brasileira: Recepção do Embaixador do Brasil (1981).

  6. InterNationes, Bonn. Contribuição Alemã à Vida Musical de São Paulo (1994). Ia Exposição de Documentos para o Estudo de Processos Culturais Alemanha/Brasil (1994)

  7. Konrad-Adenauer-Stiftung, Tagungszentrum Schwäbisch-Gmünd. Significado da Música para a Religião e da Religião para a Música (1989); Papel da Música nas Religiões Mundiais: América Latina (1989)

  8. Landsvertretung Schleswig-Holstein, Bonn/Deutsch-Brasilianische Gesellschaft. Música na Vida dos Irmãos Mann/Cultura Musical de Paratí (1999)

  9. MISSIO, München. Fundamentos Históricos do Sincretismo. Pesquisa do Sincretismo nos Estudos Culturais e Missiologia. Revisão de Paradigmas e Formas dee Ação (1990)

  10. Centro Português de Colonia. Universos Culturais da Imigração (1989); Folclore e Identidade Cultural dos Portugueses na Imigração (1987)

  11. Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn. Classicismo e Romantismo em Processos Culturais Transatlânticos. Para a Renovação Científico-Cultural da Musicologia Histórica. Abertura de Série de Preleções (2003).

  12. Schloss Burg, Solingen. Reorientação dos Estudos do Mundo de Língua Portuguesa: Da Filologia à Ciência da Cultura. Alocução ao Embaixador do Brasil pela Recepção de Ano Novo. (1988); Literatura e Música: Posição de O. Lorenzo Fernandez na Música do Século XX (1988).

  13. Stadt Bad Nauheim/Sociedade de História. Música nas Américas: Processos e Reciprocidades (2006).

  14. Stadt Köln. Aula des Gymnasiums Humboldt. Processos Culturais de Imigrantes de Língua Portuguesa na Alemanha (1989); Diferenciações: Portugueses, Brasileiros, Luso-Brasileiros e Migrantes de Língua Portuguesa na Europa (1989).

  15. Stadt Leichlingen. Aula am Hammer: Sentidos da Prática Coral na Vida Comunitária à luz dos Estudos Culturais (1984) ; 300 Anos de Imigração Alemã para os Estados Unidos (1983); Colonia de Leichlingen em S. Louis: Vida Musical dos Imigrantes (1983); Interamericanismo Musical: Homenagem a F. Curt Lange (1983); Relações Franco-Alemãs e sua Irradiação no Mundo. Recepção da Delegação de Marly-le-Roi (1983); Abertura da Primeira Semana Brasil-Alemanha de Música (1982); História da Música do Brasil para Estudantes Alemães (1982); Música no Mundo, Música do Mundo, World music (1982); Alemães na Vida Cultural da Argentina: Recepção do Coro de Bariloche na Alemanha (1982); Pesquisa da Cultura Popular e Pedagogia: 100 Anos de Bela Bartok (1981). Bürgerhaus: Fundação do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (1984); Conceitos de Cultura, Civilização e Cidadania. Influência Cultural Francesa em Países Latino-Americanos (1984); Música, Filosofia e Comunidade: Agradecimento pela Doação de Piano de Concerto Steinway pelos 100 Anos da Sparkasse Leichlingen (1984); Orientação Intercultural da Pedagogia Musical e a Comunidade: Despedida da Cidade de Leichlingen (1984); O Ano Europeu dos 3 Grandes Compositores e J. Ph. Rameau (1983). Rathaus: Perspectivas do Ensino Coletivo de Instrumentos, Responsabilidade Social e Ético-Estético-Cultural das Escolas de Música (1984); Significado das Matérias Teóricas e do Trabalho Fundamentado Culturalmente na Escola de Música (1983); Trabalho Músico-Cultural à luz da Pedagogia Comparada (1982); Um Forum para Relações Multilaterais na Cultura e Pedagogia Comparada (1980).

  16. Tagungszentrum St. Ulrich, Augsburg. Problemas Teóricos da Inculturação (1990); Projetos e Problemas Metodológicos do Trabalho Etnomusicológico em Estruturas Eclesiais (1990)

  17. Universidade de Colonia. Musicologia no Brasil e Portugal (1999); Pressupostos da História da Recepção do Classicismo no Brasil (1999); Renovação Estética do Mozarteum no Século XX e Conseqüências (1997). Europa-China. Papel Histórico da Música no Encontro (1997)

  18. Biblioteca da Cidade de Colonia. Análise Cultural e Musicologia Analítico-Cultural (2005).

Áustria

  1. Mozarteum, Salzburg. O Mozarteum e as Relações Internacionais na Cultura e na Pedagogia. Em Memória a Martin Braunwieser (1991).

Bélgica

  1. Centre Borschette de la Commission des Communautés Européennes, Bruxelles. Unidade e Diversidade na Cultura Latino-Americana: Problemas de Perspectivas Monopluralistas (1984); Recepção Cultural do Brasil no Velho Mundo: Problemas de Estudos de Reciprocidade (1983).

Brasil

  1. Academia Brasileira de Música. Cooperação Internacional na Pesquisa de Fontes e de Literatura de Relevância para a Bibliografia Musical (2004).

  2. Academia Paulista de Letras. Poética da Urbanidade, Interpretação de Sinais e Produção de Sentidos da Cultura (2004). Intelectualidade Paulista e a Europa (2004).

  3. Auditório da CESP, SP. Histórico, Sentido e Objetivo do Simpósio Música Sacra e Cultura Brasileira. Abertura das Sessões Científicas do Simpósio (1981); A Tradição Coro-Orquestral no Brasil como Patrimônio Cultural (1981); A Igreja, o Estado e a Cultura: Responsabilidade Cultural da Igreja no Brasil (1981).

  4. Câmara Municipal de Guarujá. Teoria da Cultura de Orientação Ambiental e a Pesquisa Cultural de Regiões Litorâneas (2002).

  5. Câmara Municipal de Joanópolis. Estudos Culturais Rurais na Formação Acadêmica no Brasil e na Europa (2004), Contextos Interativos de Sociedades Rurais e Tribais e Sistemas Simbólicos (2002); Saber transmitido pela Tradição e a Sociologia do Trabalho Científico (1998).

  6. Casa da Amizade, Nova Petrópolis. Complexos Pós-Coloniais, Pesquisa e Prática Cultural nas Comunidades de Origem Alemã (2002).

  7. Centro de Convenções, Bragança Paulista. Mobilidade e Rêdes na História Social da Cultura no Interior (2002); Presença Indígena no Discurso Inculturativo (2002).

  8. Centro Cultural de Gramado RS. Abertura do Congresso de Estudos Euro-Brasileiros (2002); Processos de Formação de Identidade: História Cultural e Didática (2002); Posições e Reorientações nos Estudos Culturais (2002).

  9. Centro Cultural Mário França de Azevedo, SESC. Corporações Musicais do Brasil (1973).
    Centro de Estudos Cristo-Rei, São Leopoldo RS. Comparatística Organológica e Estudos Interculturais (2002).

  10. Centro Cultural São Paulo. Novas Perspectivas Teóricas para o Trabalho Cultural na Metrópole (2004). Novas Perspectivas para os Estudos da Missão do Departamento de Cultura (2004).Análise Cultural de Configurações Básicas de Conflitos (2004).

  11. Comunidade Indígena de Camanaus. Presença Indígena na Reflexão Internacional de Questões Culturais (1994).

  12. Centro de Pesquisas em Musicologia ND. Música Contemporânea Alemã para Piano e a Música Brasileira (1973); História da Música e Memória Cultural: Problemas de Método (1973); História da Dança e História da Música: Interrelações no Estudo Cultural do Século XIX (1971); Pesquisa das Relações Musicais entre a Alemanha e o Brasil (1971); Nova Difusão e Formaçao (1970); Problemas Teóricos da História da Música no Brasil (1970).

  13. Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Comunicação Visual e Execução Musical: Relações Interdisciplinares (1970).

  14. Consulado Geral de Portugal. Casa de Portugal SP. Por uma Organização Supra-Nacional de Estudos Culturais no Mundo de Língua Portuguesa (1970).

  15. EST. Escola Superior de Teologia, São Leopoldo RS. Hinologia e Ecumenismo. Música no Diálogo das Confissões e Religiões (2002).

  16. Fundação das Artes de São Caetano. Pela Renovação do Ensino Instrumental (1969).

  17. Fundação de Estudos Superiores de Bragança Paulista. Perspectivas de Cooperação de Instituições Regionais com Universidades Européias (2002). Universalidade e Provincialidade na História das Concepções Musicais e Culturais (2002).

  18. Instituto de Artes do Planalto, SP. Abertura da Sessão de Etnomusicologia: Etnomusicologia no Brasil. História, Situação e Tendências (1987); Transplantação? Problemas de Paradigmas Biologistas na História Cultural da América Latina (1987); Problemas Básicos para a Realização de um Perfil do Brasil para a UNESCO (1987).

  19. Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos. Interações de Sistema e História na Análise de Mecanismos Histórico-Musicais de Transformação de Identidades (2002); Lúdica e Música na Antropologia Simbólica e os Estudos Culturais de Portugal e do Brasil (1998); Histórico e Desenvolvimento da Cooperação Internacional nos Estudos Musicais (1996); Fundação do IBEM: A Musicologia No Brasil: Rumos e Descaminhos (1993); Fundação da ABAM: A Etnomusicologia e a Antropologia da Música na América Latina: Fascismo e"Antropologia Sonora" (1993).

  20. Instituto dos Meninos Cantores, Petrópolis. Criação de Institutos de Musicologia e de Música Sacra no Brasil (1981).

  21. Land's Park Hotel, SP. 50 Anos do Congresso Internacional da UNESCO em SP. Mudanças de Paradigmas dos Estudos Culturais (2004).

  22. Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Reflexões pelo V° Centenário da Evangelização das Américas (!992); Pesquisa de Fundamentos das Relações entre Cultura e Religião na América Latina (1992); Espiritualidade Beneditina e o Barroco: Aparentes Paradoxias nos Estudos Culturais (1992).

  23. Museu de Arte Sacra, Parati. Reconstrução da História da Mentalidade de Parati a partir da Memória de Centros Radiais (2002).

  24. Museu de Arte Sacra, São Paulo. Trabalho Internacional nos Estudos Culturais. Lançamento da Collectanea Musicae Brasiliensis (1981).

  25. Museu de Artes e Técnicas Populares SP. Diversidade e Unidade. Pesquisa Cultural e Filosofia da Cultura: Diferenciações (1981); Folkurbanismo? Múltiplas Possibilidades de Percepção da Metrópole (1972); Cultura do Dia-a-Dia em Contexto Luso-Brasileiro (1971); Tradição, Formas de Expressão Expontânea e Prática de Execução (1971).

  26. Museu de História Diplomática RJ. História Diplomática e Estudos Culturais em Contextos Internacionais (2002); Revisão do Passado para a Transformação do Presente e a Construção de um Futuro Social mais justo (2002); Valores Clássicos em Culturas de Mundos Colonizados (2002).

  27. Museu Imperial, Petrópolis. História de Processos Culturais do Brasil no século XIX em Perspectivas Globais (2004).

  28. Museu José de Anchieta, Pátio do Colégio SP. 450 Anos da Fundação do Colégio de São Paulo. Gênese do Processo Urbano e Métodos de Conversão Cultural (2004).

  29. Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Música e Evolução Urbana de São Paulo(1973); Reconstrução Histórica da Urbe e História da Cultura Paulistana (1973).

  30. Pousada do Príncipe, Câmara Municipal de Parati. O Ouro e Processos Culturais de Expansão na América Latina. Apresentação da Tese de Doutoramento de Martha Haug sobre Garimpo e Garimpeiros 2004).

  31. Secretaria da Cultura SP. Primeiro Congresso Brasileiro de Musicologia (1987); Organizações Associativas e Cooperação Científica (1987); Dimensão Social da Pesquisa Regional da Música: Lançamento de Publicação (1987); Luis Heitor Correa de Azevedo: 80 anos (1987); Fundação da Sociedade Brasileira de Musicologia (1981).

  32. Sociedade Brasileira de Educação Musical. Educação Musical e Pesquisa Empírica de Métodos Informais de Ensino da Música (1973).

  33. Sociedade Brasileira de Musicologia. Auditório do Colégio Assunção, SP. Questões de Sociologia das Ciências na Organização do Trabalho Musicológico no Brasil (1985); Projetos da Sociedade Brasileira de Musicologia (1985).

  34. Teatro Municipal de São Paulo. 450 Anos da Cidade de São Paulo: Lírica da Metrópole (2004) Perspectivas e problemas da Cooperação Internacional nos Estudos Culturais (2004).

  35. Teatro São Pedro, SP. Resignificação de Práticas Culturais como Estrategia da Transformação (2002).

  36. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sala Leopoldo Miguez. Abertura do Congresso pelo V° Centenário do Descobrimento da América (1992). Fundamentos da Cultura Musical no Brasil (1992); Áustria-Brasil: Dimensões Internacionais das Relações Culturais (1992); Projetos pelos 500 Anos do Descobrimento da América (1992) .

Estados Unidos

  1. The Catholic University of America, Washigton D.C. Center For Ward Method Studies. Brasil (Situação da Pesquisa da Música Sacra/do Gregoriano) (1983).

França

  1. Abbaye de Royaumont. Antropologia Fundamental e Estudos Culturais no Mundo de Língua Portuguesa (1985).

Itália

  1. Montecassino. Situação do Projeto de Levantamento do Estado dos Conhecimentos Etnomusicológico (1995).

Líbano

  1. Palácio Presidencial, Beirut. Alocução ao Presidente na Recepção da CIMS: Histórico e Perspectivas de Cooperação Cultural entre o Líbano e o Brasil (1999).

Portugal

  1. Biblioteca da Cidade de Lagos. O Universo Íntegro das Festas Brasileiras de Origem Portuguesa (1998).

  2. Universidade de Coimbra. Divertimento e Descobrimentos. O homo ludens na Era dos Grandes Descobrimentos (1997).

  3. Universidade Nova de Lisboa. Aos Estudantes de Mestrado (Estrutura Simbólica da Imagem do Mundo na Cultura Portuguesa da Época dos Descobrimentos) (1997).

  4. Centro Cultural, Lagos. Significado de Macau para a Musicologia (1997).

  5. Museu de Arte Sacra, Capela Dourada, Lagos. Tradições Religiosas e Sincretismo no Oriente e no Ocidente. Apresentação de uma Publicação (1997).

  6. Museu de Tibães, Braga. Situação dos Estudos Culturais da Ação Transatlântica das Ordens Religiosas e as Pesquisas das Culturas Indígenas do Ocidente e do Oriente (1997).

  7. Palácio dos Duques, Guimarães. Palavras de Encerramento do Simpósio Extremo Oriente e Ocidente: Cultura Musical e Espírito (1997).

Suiça

  1. Stadthofsaal Uster. Pesquisa da Música de Sopro e Política Cultural (1985).

Vaticano

  1. Auditorio Paulo VI. Congresso Internacional de Música Sacra. Situação dos Estudos Etnomusicológicos (1985).

  2. Istituto Pontificio di Musica Sacra. Processos de Formação Cultural e Música nos Métodos Missionários (1988); Questões Teóricas da "Indigenização" do Evangelho na América Latina e na África (1988).

  3. Universitá Urbaniana. Fundamentos da Cultura Musical Cristã no Mundo Extra-Europeu (1991); Debate sobre Reorientações Teóricas dos Estudos de Sincretismo e de Formas Religiosas Afro-Americanas (1991).