Vorwort
Prefácio
 
Grußworte/Saudações
Kulturminister Brasiliens
Ministro da Cultura do Brasil
Francisco C. Weffort
Bürgermeister der Stadt Köln
Burgomestre da Cidade de Colonia
Renate Canisius
Deutsche Welle
A Voz da Alemanha
J.A. de Assis Mendonça
Akademie Brasil-Europa/I.S.M.P.S. e.V
Academia Brasil-Europa/I.S.M.P.S. e.V.
Harald Hülskath
Musikwissenschaftliches Institut der Universität zu Köln
Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia
Dietrich Kämper
 
Sinn, Ziel und Zweck des Kongresses
Sentido, Objetivo e Razão do Congresso
Antonio Alexandre Bispo
 
 
I
Interdisziplinäre Beiträge
Aportes Interdisciplinares
Palavras Introdutórias
Antonio Alexandre Bispo
Língua Portuguesa: Evolução em duas Latitudes
Beatriz Basto da Silva
A Oralidade na Europa Medieval e no Sertão Brasileiro
André Heráclio do Rego
Música Trovadoresca e Religiosa em Mato Grosso
Martha Haug
Le Chant du Pain et Romances du Trás-os-Montes
A Village of Female Choirs
Anne Caufriez
O Som da Palavras: Tupí, Grego e mais Falares Antigos
Julieta de Andrade
Apuntes desde el Punto de Vista de los Estudios Hispanoamericanos
Klaus Jetz
 
 
II
Musikethnologische Beiträge
Aportes Etnomusicológicos
Zur Bedeutung des Themas aus Musikethnologischer Sicht
Rüdiger Schumacher
Os Índios e Nós: Retratos Recíprocos
Kilza Setti
Musik und Visionen aus Ethnomedizinischer Sicht
Música e Visões da Perspectiva da Etnomedicina
Marco de Carvalho
A Imagem do Princípio dos Índios Karajá como Fundamento para Novas Reflexões
Suely Brígido
Iny do Fundo das Águas
Maria Augusta Calado Rodrigues
A Polifonia na Música de alguns Grupos Indígenas Brasileiros
Maria Helena Rosas Fernandes
Problematik der graphischen Darstellung indianischer Musik und ihrer kongextgerechten Deutung
Michael Hafner
 
 
III
Musikgeschichtliche Beiträge
Aportes Histórico-Musicais
Zur Bedeutung des Themas aus musikhistorischer Sicht
Gerhard Doderer
Die Vokalpolyphonie in Portugal von den Anfängen bis zur goldenen Epoche und ihre Ausstrahlung in Brasilien
Armindo Borges
Os Beneditinos Portugueses e o Voto do "Passar o Mar": A Música nos Mosteiros do Brasil
Elisa Lessa
Alguns Reflexos de Música Litúrgica Portuguesa no Brasil Colonial
José Maria Pedrosa Cardoso
A Música na Documentação Histórica Portuguesa respeitante ao Brasil: Alguns Elementos
Ana Balmori
Imagens da Música Sacra em Portugal na Primeira Metade do Século XVIII
João Paulo Janeiro
Visões e Perspectivas de Investigação da Música e Personalidade de Marcos Portugal (1762-1830)
Bárbara Villa Lobos
Considerações sobre as Relações entre o Brasil e Coimbra
Maria do Amparo Carvas Monteiro
Brasil como Tópico, Brasil como Espelho, Brasil como Argumento: As Relações do Compositor Fernando Lopes-Graça com a Cultura Brasileira
Teresa Cascudo
Some short Comments Reflecting upon the Transcendental Idea and American Music of the 20th.Century
Paul Terse
 
 
IV
Beiträge aus der Sicht des Musiklebens
Aportes do Ponto de Vista da Vida Musical
Zur Bedeutung des Themas aus der Sicht des Musiklebens
Dieter Gutknecht
Música e Visões do Ponto de Vista da Vida Musical no Contexto das Relações entre a Alemanha e o Brasil
Antonio Alexandre Bispo
Música Além Atlântico
Manuel Ivo Cruz
Visionen eines musikerzieherischen Projekts in Brasilien
Helena Coelho
Literature about Brazilian Music in German: A Survey of Visions
Uta Heideman
Literature about Brazilian Music in English and Spanish: A Survey of Visions
Rolf Bäcker
 
 
V
Beiträge aus geistiger Sicht
Aportes do Ponto de Vista da Espiritualidade
Introdução: Música e Visões nas Tradições Religiosas do Brasil
Antonio Alexandre Bispo
A Música Sacra no Brasil: Uma Visão da Situação Atual
Osmar Bezutte
Three Decades of Gregorian Chant in Brazil
Eleanor Florence Dewey
Uma Visão com Base no Convívio com os Índios: Krahô-Povo da Paz
Valber Dias Barbosa
Zum Institut für Hymnologische und Musikethnologische Studien
Rüdiger Schumacher
Weltkirche-Weltmission im Erzbistum Köln
Herbert Michel
Visionen zu musikalischem Werkbegriff und Autor
Gabriel M. Steinschulte
Meditation: Zeichen und Bilder, Zahlen und Buchstaben
Willibrord Heckenbach OSB
Festvortrag
Aspekte brasilianisch-europäischer Musikbeziehungen im 18. Jahrhundert
Gerhard Doderer
Laudatio
Prof.Dr. Johannes Overath und Brasilien
Rüdiger Schumacher
Worte im Namen der brasilianischen Botschaft
Luís Fernando Serra
Zum Gedächtnis
Prof. Dr. Hermann Görgen und Brasilien
Lothar Kraft
Abschluss des Kongresses
Vorstellung der Publikation "Brasil/Europa & Musicologia"
Harald Hülskath
Anhang: Programm des Kongresses