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Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo

Estudos Culturais e Musicologia - Arquitetura e Urbanismo

 


Brasil (-1974)

  1. Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP dipl.1973; Graduação Interdisciplinar: Análise cultural de desenvolvimentos urbanos), estudos de História e Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da universidade de São Paulo (FFCL 1969-72).

  2. Música (Diploma - Conservatório Carlos Gomes 1966; registro no Estado de São Paulo 1967; federal pelo Instituto Villa-Lobos do Ministério da Educação e Cultura, RJ 1972); Licenciatura Plena em Educação Musical (1972, registro USP) e Graduação em Composição e Regência (1973, registro USP) na Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo. Especializações em Etnomusicologia, Estruturas e Música Contemporânea (1972-3); Pós-graduação em História da Música (1974).

  3. Cursos de extensão em Teoria da Comunicação e Artes (D. Pignatari, Secretaria da Cultura 1968), Folclore (R.Tavares de Lima, Museu de Artes e Técnicas Populares 1970) , Gregoriano e Paleografia (E. Dewey, 1969-71), Didática e Psicologia do Rítmo e do Som (N.Jeandot 1971). Participação em cursos internacionais e festivais do Paraná (1967-1970). 

  4. Fundador da Sociedade Nova Difusão para pesquisa e  prática renovadora do trabalho cultural com o primeiro Centro de Pesquisas em Musicologia (1968). Coordenação de eventos culturais e projetos de pesquisa, entre outros do programa de história da música metropolitana (Musicologia Paulista 1967), da série dedicada às relações entre a música contemporânea e a comunicação visual (Música Nova Brasileira, Ricordi 1968), do projeto Barroco em contextos globais e colonialismo (1969), do Festival Nova Difusão do Departamento de Cultura do Município de São Paulo para a experimentação de novas possibilidades de trabalho cultural na metrópole (1970), do projeto de levantamento da situação da vida musical no Leste, Nordeste (1972) e no Sul do Brasil (1973) e do programa de estudos das relações entre Arquitetura, Urbanismo e Música (FAU/USP 1970, ND, IMSP e Museu Paulista 1973). fundador do Centro de Pesquisas Histórico-Musicais e do Coro e da Orquestra de Música Sacra Paulista da Faculdade de Música e Educação Artística do IMSP (1973).

  5. Membro do Collegium Musicum de São Paulo (1971-74) e do conjunto Paraphernalia de música antiga (1969-74). Participante em projetos multimediais (Build Up 1970). Concertos com obras em primeira audição, revelação de obras e de compositores brasileiros dos séculos XVIII e XIX e apresentação de composições próprias.

  6. Diretor artístico do Conservatório Musical do Jardim América (1970-74), responsável pela reestruturação do ensino com a introdução de novas disciplinas (Música Contemporânea, História da Música no Brasil, Teoria Desenvolvida da Música, Laboratório de Percepção e Sinestesia). Professor da Associação Pedagógica Rudolf Steiner (1971-72) e de várias instituições de ensino (Fundação das Artes de São Caetano, 1969-1970; Escola Magda Tagliaferro 1973-74). Pesquisador do Museu de Artes e Técnicas Populares e docente da Escola de Folclore como Assistente de R. Tavares de Lima.

  7. Professor de Etnomusicologia e Estética da Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo (CESu/CFE, Brasília, 5.422/73) e orientador de cursos superiores de História da Música, Percepção, Estruturação e Música de Câmara (1972-74).

Europa (1974-1979)

  1. Convite do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico DAAD (1975-79) para especializações em Musicologia, Antropologia Cultural, Ciência da Arte na Alemanha e para a realização de programa de interações com o objetivo de implantação internacional de uma musicologia de orientação cultural segundo perspectivas desenvolvidas no Brasil. Estudos de Etnologia (Völkerkunde) e História da Arte. Aperfeiçoamento em Música Eletrônica, Repertório e Leitura de Partitura na Escola Superior de Música da Renânia do Norte/Vestfália e cursos de aperfeiçoamento em Regência. Doutoramento com tese sobre a aplicação de uma orientação cultural na musicologia no exemplo da Música do século XIX em São Paulo. Prêmio de excelência da Universidade (1979). Diploma pela Universidade Ludwig-Maximilian de Munique e Instituto Goethe.

  2. Atuação em festivais e simpósios, entre outros em Munique (1975), Bayreuth (Centenário des Festspielhauses 1976) e em Kassel (Música do Século XIX, Recepção Musical 1977). Membro da Johannes-Kantorei Lüneburg (1974-75). Docente da Escola de Música Renana/Conservatório da Cidade de Colonia (1979-1981).

  3. Co-preparação do simpósio etnomusicológico dedicado à África Central e Ocidental e do Congresso Internacional no Centro Científico de Bonn (1979). Apresentação de novos aportes teóricos no tratamento de questões culturais e religiosas afro-americanas. Coordenador da primeira obra coletiva de pesquisadores brasileiros de assuntos culturais publicada na Europa (Roma, 1980).

Europa e Brasil (1980-)

  1. Iniciativa, planejamento e direção do primeiro simpósio internacional de musicologia de orientação cultural ( "Música Sacra e Cultura Brasileira"), sob o patrocínio da Secretaria de Cultura do Govêrno do Estado de São Paulo (1981) e da série subseqüente (1989, 1992, 1999, 2002).

  2. Fundação da Sociedade Brasileira de Musicologia, responsável pela orientação musicológica (1981-1993).

  3. Direção da Escola de Música da Cidade de Leichlingen (1981-1984) e do Forum para Pedagogica Comparada e Educação Musical de orientação cultural com a realização da primeira Semana de Música Brasil/Alemanha, sob o patrocínio da Embaixada do Brasil (1981) e das semanas Alemanha-França pelo "Ano dos grandes compositores europeus" (1982) e Alemanha-EUA pela comemoração dos 300 anos de imigração alemã à América (1983), com o apoio da Embaixada dos EUA na Alemanha.

  4. Participação como orientador de assuntos brasileiros e representante de uma orientação teórico-cultural/antropológica nos estudos de recepção musical em simpósios das Comunidades Européias e do Museu Instrumental de Bruxelas voltados às influências musicais recíprocas entre a Europa e a América Latina (1983-85). Representante do Brasil em simpósio da Universidade de Washington D.C. (1983) e da pesquisa etnomusicológica no Congresso Internacional de Música Sacra no Vaticano (1985). Responsável pelo perfil do Brasil e pelo tratamento de questões relativas a processos culturais no século XIX do projeto Music in The Life of Man des IMC/UNESCO.

  5. Fundação do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa no "Ano Europeu da Música" (1985). Realização do Primeiro Congresso Brasileiro de Musicologia no Centenário de Heitor Villa-Lobos (Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura/FUNARTE) e organização do Encontro Regional para a América Latina e o Caribe do IMC/UNESCO (São Paulo, 1987). Realização da conferencia de abertura do congresso "Música e Religião" da Fundação Konrad Adenauer e organização do primeiro colóquio internacional de pesquisadores culturais brasileiros na Alemanha (Speyer, Kiedrich, Eibingen, Bonn e Colonia 1989).

  6. Apresentação de novos aportes teórico-culturais relativos a processos de encontros de culturas em contextos globais desencadeados pelos portugueses em eventos dedicados à América Latina e à África, assim como em sessão acadêmica convocada para esse fim na Universidade Pontifícia Urbaniana, sob a presidência de S.E. o Cardeal Ratzinger (1991).

  7. Realização de sessão destinada às relações Áustria-Brasil na vida musical e na Educação Musical no Mozarteum de Salzburg (1991).

  8. Coordenação de eventos pela passagem de datas históricas dos Descobrimentos portugueses (1988, 1992, 1998, 2000), pela passagem de Macau à China (1996/97). Iniciativa, organização e direção do projeto relativo ao saber das culturas musicais indígenas (1992-2002), patrocinado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, com a formação de um quadro de colaboradores e orientandos para a realização de trabalhos e encontros em Estados do Norte, do Centro e do Noroeste do Brasil. 

  9. Professor do Instituto de Musicologia da Faculdade de Filosofia da Universidade de Colonia (Venia legendi 1997, nomeação a Professor 2005). Aula inaugural: Europa e China: Música nas Relações Culturais. Aulas como professor convidado na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Coimbra; atividades de examinador de doutoramento.

  10. Realização do Congresso Internacional pelos 500 anos do Descobrimento da América (Rio de Janeiro 1992) e pelo triênio de eventos científicos pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil, aberto na Europa pelo Congresso Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões (Colonia 1999) e encerrado no Brasil pelo Congresso de Estudos Euro-Brasileiros (Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo 2003). Organização da sessão no Museu da História Diplomática do Itamaraty sôbre Estudos Culturais e História Diplomática, assim como Internacionalização da Pesquisa no início do século XXI, em cooperação com universidades européias.
    Representação de cátedras de Musicologia da Universidade de Bonn e membro da diretoria do seu instituto musicológico (2002-2005).

  11. Criação do conceito e área interdisciplinar de estudos eurobrasileiros (Euro-Brasilianística) para a renovação dos estudos voltados ao Brasil sob as novas condições criadas pela União Européia e pela presença de brasileiros como migrantes na Europa e editor da Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira.

  12. Realização do Congresso Internacional „Música e Visões“ pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil

  13. Realização de viagens de estudos e encontros em diferentes países e em 24 Estados do Brasil. Orientador de mestrandos/doutorandos e membro de comissões examinadoras de pós-graduação; atuação em centros universitários (Espanha-Portugal-América Latina, Ciências da Mídia). Membro do conselho da Associação Portuguesa de Ciências Musicais na fase de sua implantação e de conselhos editoriais, membro honorário da Associação Brasileira de Folclore, do Instituto Interamericano de Musicologia (Montevideo), do Conselho do Instituto Internacional Biográfico de Cambridge e da Ordem Nacional dos Bandeirantes. Membro correspondente da Academia Paulistana da História como portador do Prêmio Clio de História (1981).



((seleção: secretariado da A.B.E.) 

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